quarta-feira, 16 de junho de 2010

Backup de Dados - Como Fazer

Partimos do pressuposto de que você já esteja convencido da importância de fazer backup
dos seus dados do PC.
Saiba que a segurança física dessas informações é ainda mais importante porque vai depender dela sua capacidade em poder restaurar as informações caso algum problema ocorre, quer seja de ordem física (problemas de hardware) ou não, como bugs lógicos e, por que não, decorrentes de alguma praga virtual que tenha escapado à perspicácia das barreiras de proteção.

A primeira linha de defesa física para as informações que estão no PC é a realização periódica de cópias backup dos dados e vamos nos concentrar em definir o que é imprescindível salvar. Você poderia dizer: mas não é melhor ter cópia de tudo, só por garantia? O raciocínio não está errado, mas implica algumas dificuldades de ordem prática.

Com que freqüência o backup deve ser realizado? Uma regra básica que costuma funcionar muito bem é: usou, faça backup! Mas você pode decidir que as cópias de segurança sigam uma estratégia diferente, de acordo com seu perfil de utilização. Mas você pode decidir fazer o backup diariamente – para aqueles usuários que fazem muitas alterações nos dados com freqüência – ou semanalmente (suficiente para a maioria dos casos). O importante é definir uma estratégia e segui-la.

No Windows XP, a não ser que você tenha alterado manualmente a localização de qualquer dessas pastas, eles – por definição – estão localizadas no diretório C:\Documents and Setting\seu_nome_de_usuário e costumam incluir:


Meus documentos


Desktop


Configurações locais (Outlook Express)


Favoritos


Dados de Programas


E, no Vista, as pastas importantes estão localizada em C:\Users\seu_nome_de_usuário e trazem, entre outros:

Documentos


Imagens


Desktop


Músicas


Contatos


Vídeos


Dados de aplicativos


Favoritos


Dados de Programas

A primeira cópia de segurança de que se faz dos dados selecionados deve "necessariamente"
copiar todos eles. A partir desta, você tem duas opções, e a quase totalidade dos programas de backup permitem configurá-las para fazer backup totais ou parciais (ou incrementais).

No primeiro caso, todas as informações, mesmo aquelas que não foram alteradas desde que a
última cópia, serão backupeadas.
As principais desvantagens desse tipo de backup é que o espaço em disco necessário para armazenas tais cópia tende a ser grande e a realização da cópia de segurança leva mais tempo para ser completada. Já o fator positivo é que você vai poderá recuperar a informação que precisa rapidamente; basta descobrir a última data que possui o arquivo desejado e restaurá-lo a partir desta cópia.

Abaixo segue um link, de onde o produto pode ser adquirido.
 
http://opiniao.mercadolivre.com.br/hd-bolso-sata-320gb_TabId_ofertas-349852-VCP#tab

Nenhum comentário: