domingo, 13 de junho de 2010

Porque as Redes Wireless apresentam problemas?




As redes Wi-Fi (ou Wireless, como também são chamadas) são práticas e populares, até por causa da enorme quantidade de notebooks e dispositivos portáteis que acessam a internet vendidos atualmente.
O problema é que estas redes Wi-Fi podem parar de funcionar de um momento para outro, inesperadamente e sem uma razão óbvia. Este tipo de acontecimento é especialmente frustrante, sendo mais comum do que você poderia pensar. Felizmente, existem soluções.

1 – Interferência de Rádio – Sinais de rádio de vários produtos eletrônicos podem interferir com os sinais da rede sem fio. Telefones sem fio, dispositivos Bluetooth, controles de portão automático e fornos microondas utilizam aproximadamente a mesma freqüência de onda, podendo interferir na comunicação da rede Wi-Fi. A solução pode estar em mover para outro local o roteador wireless ou então o dispositivo que está causando a interferência ou, ainda, alterar algumas configurações da parte wireless do roteador.

2 – Alcance ou potência insuficientes – Isto pode acontecer tanto pelo lado do roteador como da placa de rede wireless do computador. As ligações Wi-Fi tornam-se mais instáveis quanto maior for a distância. Assim, mesmo sem a interferência de outros equipamentos as podem cair ocasionalmente em dispositivos localizados perto do fim do alcance do sinal. Uma solução simples é posicionar o computador ou o roteador de modo que fiquem mais próximos um do outro, mas isto nem sempre é uma solução prática. Se não for possível fazer esta aproximação pode-se fazer um upgrade na antena, ou posicioná-la num ponto que permita uma melhor visada (menos obstáculos) até o computador com problema. Nos casos mais graves, o jeito será trocar o roteador por um modelo mais potente.

3 – Conexão aleatória na rede errada – Caso haja duas ou redes wi-fi próximas umas da outras, condição muito comum nas grandes cidades, pode acontecer que existam duas redes com o mesmo nome (SSID). Nesta condição, seus dispositivos podem se à conectar rede errada mesmo sem seu conhecimento. Isto pode causar a interferência e os problemas descritos acima. Além disso, neste cenário os computadores vão perder a conexão à rede sempre que o vizinho estiver desligado, mesmo que a rede local esteja funcionando. Para corrigir este problema, basta tomar as devidas medidas de segurança para garantir que cada computador vá conectar-se apenas à rede a que tem direito.

4 – Driver do adaptador ou firmware ultrapassado – Cada computador conectado a uma rede Wi-Fi utiliza um pequeno software chamado “driver de dispositivo”, que controla várias funções de seu hardware wireless. Os roteadores de rede usam uma tecnologia similar, só que gravada num chip, recurso chamado de firmware. Tanto o driver de dispositivo do computador quanto o firmare do roteador podem ficar obsoletos com o tempo, e sua atualização pode corrigir diversos problemas. As atualizações podem ser baixadas a partir dos sites dos respectivos fabricantes

5 – Mudanças no sistema de banda larga contratado – Os provedores de acesso em banda larga podem fazer alguma mudança na rede ou pode acontecer algum problema na rede da concessionária que impeça o roteador de estabelecer a conexão. Entre as diversas mudanças feitas pela concessionária está a forma de autenticação do usuário, em umas é feito pelo endereço MAC da placa de rede, em outras (PPPoE) é usado um sistema de autenticação com nome e senha do usuário. Caso você suspeite de que está enfrentando um destes casos, experimente fazer a conexão desligando o roteador e ligando um micro direto no modem. Se conectar é porque existe algum problema com o roteador.

Nenhum comentário: